domingo, 31 de janeiro de 2010

Amigos e Mudança



Na reflexão sobre o que realmente importa na vida, creio que não podemos deixar de lado o papel fundamental da amizade em nossas vidas.
É impressionante como diante dessa vida adulta - tão cheia de responsabilidades, desafios, pressão, estresse do trabalho - a luz da amizade pode aliviar o nosso fardo de cada dia, nos trazer alento, poesia e colorir até a tarde de um dia de domingo.
A amizade é tão ampla, permite tamanha diversidade de amigos, que com certeza é uma das grandes fontes de alegrias da vida.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Poema da Mudança

Ainda me inquieto com as mudanças da vida... apesar disso, me encanto quando há mudanças mais simples, como mudar o caminho que fazemos para determinado lugar, o que nos dá impressão de que a mudança também pode ser feita aos poucos, passo a passo...
E nada como a leveza de um poema para falar sobre isso:

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mudando a Relação a Dois


Homem e mulher, já dizem os ditos populares: "feitos um para o outro", "os opostos se atraem", "em briga de marido e mulher, não se mete a colher", "metade da laranja", "tampa da panela", "um outro pé pra esquentar o nosso em dia de frio"... e outras tantas expressões populares tentam falar um pouco desse evento tão especial que é a relação amorosa.

Especial não quer dizer perfeita, nem impossível. O amor romântico tão propalado na nossa cultura atual cisma em defender a idéia de completude no amor que muitos buscam e não entendem porque não encontram; na verdade, penso que essa idéia camufla a verdade, lamento informar: homem e mulher não se completam, não se fundem.

Homem e mulher estão lado a lado, e cada um é MUITO diferente um do outro. E um deles ou cada um muitas vezes pode querer que o parceiro(a) seja como si e interpreta as atitudes do outro de acordo como agiria. E a confusão está armada!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mudança e Continuidade


Apesar de cada dia estarmos mudando um pouco, podemos perceber que a continuidade nos acalenta.

E podemos pensar que mudança não implica em falta de continuidade, mas talvez em ressignificação.

Como é bom ver que apesar de tantas rupturas, cortes, mudanças, transformações, ainda continuamos as mesmas pessoas....talvez não a mesma, mas a mesma... Queda de ilusões, mudanças de paradigmas, coragem de assumir os desejos e bancar as escolhas e suas respectivas consequências...

sábado, 16 de janeiro de 2010

Amor e Mudança

Desde que nascemos, mudamos. Até antes. Da união de um homem e mulher, ocorre a concepção de nosso ser e desde esse momento, mudamos. E mudamos para nos desenvolver, crescer, nascer.

Nascemos e com nosso nascimento trazemos mudanças à família que adentramos. Vamos construindo uma relação de amor com nossos pais, irmãos, familiares, que nos protegem do mundo, nos educam, vibram com nossas mudanças (e podem temer por elas também), conquistas de falar, andar, brincar, entrar na escola...

E esse amor da nossa família transforma aquele "bolinho de carne" inicial em um sujeito humanizado, que cada vez mais expressa seus desejos, vontades, sentimentos, temores. Logo, a partir do amor de outras pessoas nos tornamos humanos, e ao longo de toda a vida, vamos em busca desse sentimento.

Entramos na escola, descobrimos o amor fraternal, o carinho pela professora. Com pais e educadores da escola vamos aprendendo que limite também é sinal de amor - apesar de testá-los e fazermos birras de vez em quando. Desde cedo, vamos vendo que o amor também implica em frustração, em renúncia, em adiamento. O amor também diz não, ou agora não.

Crescendo mais um pouco, sobretudo na adolescência e início da vida jovem, descobrimos o amor dos amigos. A alegria de compartilhar, de dividir conquistas e dores, crescer junto, falar bobagens ou até mesmo refletir sobre a existência.


Mudança de Ano

Já (ou ainda) estamos na segunda quinzena do primeiro mês do novo ano... E os planos que fizemos para 2010, será que estamos buscando realizá-los? E, por outro lado, será que ao longo de nossa vida temos percebido quanto de bom acontece e nem foi planejado por nós?

Temos que lembrar daquela parcela de surpresa que a vida nos propicia, supresa essa que pode nos trazer muita positividade e ensinamento. Contudo, para que muitas dessas surpresas ocorram, temos que ver desfeitos alguns projetos pensados.

Vamos então nos dando conta das tantas situações que não estão sob o nosso controle (e do quanto isso também pode ser bom). Metas são importantes, só que temos que estar abertos também ao inesperado da vida, e por que não também comemorar esse acaso que traz bons frutos.

Quantas vezes choramos por perdas e deixamos de perceber o quanto elas foram necessárias, inclusive para poder alcançar outras vitórias?


domingo, 10 de janeiro de 2010

Mudanças



Resolvi escrever esse blog após ter lido blogs interessantes, inclusive o blog de uma querida amiga. Com esse blog, quis me expressar de uma nova forma no mundo (mais uma mudança!), apesar dessa exposição virtual que, confesso, me assusta um pouco.

Por que: "Enquanto mudamos"? Enquanto mudamos, crescemos, caimos, levantamos, sofremos, choramos, rimos, vivemos... E como é bom compartilhar experiências vividas, não acha? Pretendo então falar sobre "mudanças" nesse blog, já que nos últimos anos de minha vida tenho sentido na pele frequentes mudanças.