sexta-feira, 25 de março de 2011

Natureza e Mudança


O inventor da Psicanálise, Freud, já dizia que uma das causas do sofrimento humano se dá quando as forças da Natureza se voltam contra nós. Todos os anos vemos exemplos disso no nosso país e no mundo. E neste ano, vimos os desastres com as enchentes em diferentes partes do Brasil e o terremoto forte que abalou o Japão com os consequentes tsunami e acidente nuclear.

Penso que é importante lembrarmos também que as forças da Natureza se voltam a favor de nós. Na verdade, podemos pensar que isso de "contra" ou "a favor" diz sobre o nosso ponto de vista, já que as forças da natureza apenas são, apenas agem.

A Natureza tem sua força imponente. Quando, na nossa história de vida, percebemos esse fato? Lembro que quando eu era criança bem pequena, temia o mar. Contudo, logo depois me apaixonei e desenvolvi uma forte ligação com o mar - elemento que traduz bem a magnitude e a beleza da Natureza. Diante de tamanha grandeza, só nos resta contemplar em silêncio, respeitar, nos entregar à nossa pequenez diante de tamanha infinitude.