domingo, 12 de junho de 2011

A Mudança da ESCOLHA de Amar Alguém

"Tornar o amor real é expulsá-lo de você pra que ele possa ser de alguém..." (Nando Reis)

Dia dos Namorados. Relação amorosa. Homem e mulher. Viver uma história de amor implica em profundas mudanças. Será que estamos dispostos a isso?

Viver sonhando em encontrar um amor é bem mais fácil do que estar aberto a vivenciar todo o processo de achar o amor e permanecer com ele (se essa for a escolha). Contudo,apenas sonhar com o amor não é tão fascinante quanto experenciar o encontro com outra pessoa e escrever uma história amor. Escolher amar alguém é uma grande mudança e porque não dizer, um grande desafio.

Uma história de amor não implica em um "mar de rosas", em uma vida de "conto de fadas". Amar alguém implica em escolhas, crises, implica em se deparar com um estranhamento diante de um modo de ser diferente do seu, diante de outra visão de mundo, com outras diferenças inerentes à diferença entre os sexos, à diferença de criação que cada um recebeu, à diferença de experiências que cada um vivenciou antes de se conhecerem. Amar alguém implica em respeitar a diferença que há no outro, o que pode parecer fácil à primeira vista, mas não é. O diferente nos inquieta, nos desafia, nos impulsiona para o novo, para a mudança. E isso dá medo.

Amar alguém implica em pequenas mortes quanto à nossa maneira de ser, já que amar alguém está inexoravelmente ligado a mudar quem somos pelo simples fato de sair de nós e amar. Aprender a tolerar diferenças, a estar disposto a negociar mudanças, de ambos os lados. Aprender a superar crises, a ter que fazer novas escolhas: escolher novamente ou não aquela pessoa (pessoa que, como você, já não é a mesma, que já passou por muitas mudanças)?