sábado, 27 de agosto de 2011

A mudança de ter um bebê

Ter um bebê é uma gigantesca mudança. Mesmo após 9 meses de gestação, muita surpresa virá após nascer aquele ser tão precioso para a mãe, para o pai, para a toda família. Mesmo o bebê tendo sido planejado, esperado, acolhido, desejado, não deixa de haver grandes surpresas com sua vinda ao mundo, agora fora do ventre materno.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mudança e Felicidade

Nesse mês, a capa da Revista Mente e Cérebro apresenta "A ciência da felicidade - Atitudes que, na prática, ajudam e aumentam as sensações de alegria e bem-estar". Fiquei feliz ao ver o tema, afinal, a felicidade é a busca de todos nós. É claro que manuais não resolvem nossa vida, mas sempre podemos refletir acerca de como podemos melhorar nosso bem-estar.

Cada pessoa vai buscar a felicidade da sua forma própria, e de forma diferente ao longo da vida. Vamos crescendo, vamos passando por inúmeras mudaças e nossa visão do que é felicidade também muda. O que é felicidade para um bebê, para uma criança pequena, para um pré-adolescente, para um adolescente, para um jovem, para um adulto, para um idoso... vai mudando conforme o tempo, as experiências, os relacionamentos.

Antes de falar da reportagem, quero apontar idéias freudianas acerca da felicidade do texto chamado "Mal-estar na cultura" (1930). Freud começa comentando: "É impossível fugir à impressão de que as pessoas comumente empregam falsos padrões de avaliação - isto é, de que buscam poder, sucesso e riqueza para elas e os admiram nos outros, subestimando tudo aquilo que verdadeiramente tem valor na vida." (Freud, 1930, p. 81)

Será que podemos pensar que pessoas erram o alvo quando acham que estão buscando a felicidade? O que verdadeiramente teria valor na vida? Será que isso sim estaria vinculado ao conceito de felicidade?

Paralelamente, a reportagem divulga pesquisas recentes que indicam que ser feliz não tem nada a ver com ser admirado, ganhar na loteria ou ser promovido no emprego. Com o que ser feliz teria relação então?