sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A Mudança Pós-formatura

Hoje fazem 5 anos que nos formamos, data da nossa colação de grau. Como estávamos naquela época? Quase podemos sentir aquele mesmo frio na barriga, aquela mistura inusitada de alegria e tristeza...

A implacável sensação de que nada seria como antes, a expectativa de estar a poucos passos de se atirar num abismo cheio de mistério cujo único vislumbre é de um imenso ponto de interrogação. O caminho ia se construir ao caminhar.

Como seria? Arrumaríamos emprego? Conseguiríamos ser bons profissionais? Daríamos conta do recado? Daríamos conta do grande desafio que é cuidar do outro? Manteríamos contato com os grandes amigos que fizemos ao longo da vida universitária?

Era o fim. Não dava pra fugir do abismo chamado vida adulta. Era também o começo. Era a página em branco, nua de desejos clamando para ser preenchida, no ponto para ser escrita. Era a abertura a infinitas possibilidades, era a limitação de ter que fazer novas escolhas. Era o adeus à vida universitária. Era a chegada da vida adulta.

Era a foto cortada na ficha da biblioteca pela funcionária mais simpática. Eram as lágrimas ao olhar para o campus. Era o adeus saudoso aos amigos queridos. As lembranças podem marejar os olhos até hoje...

Contudo, ao pegar o diploma, não houve choro. Houve um sorriso especial de conquista, por saber que tantas mudanças ocorridas ao longo desse período de vida universitária tinham dado um "plus" sem igual na vida. Afinal, é uma grande conquista se formar na faculdade, mesmo que isso também traga consigo temores, ansiedades, medo do desconhecido. O grito de: "Nós conseguimos!" no final. Abraços, despedidas, fotos de beca com familiares, amores e amigos. Só nos restava nos atirar ao novo, com toda a coragem e medo que nos inundava. Como dizem, coragem não é não ter medo. Coragem é lutar apesar do medo. Que comece a luta!

Expectativas, ansiedades, cobranças, dos outros e principalmente nossas. Como se, a partir da formatura, cada um estivesse só. Cada um teria que dar conta de seu próprio desamparo. Sua inserção no mercado de trabalho. Sua entrada na vida adulta.

E após cinco anos, vivemos descobertas, tropeços, obstáculos, dores, desgaste emocional. Mas também conhecemos gente nova, nos aprimoramos profissionalmente, amadurecemos como pessoas, adquirimos experiencias com a prática profissional, estuydamos mais, ampliamos nosso olhar sobre a vida e suas dificuldades. E como é bom poder manter contato com as grandes amizades que fizemos ao longo da faculdade e acompanhar as mudanças de cada um. Aprendemos que nossa vida de estudante apenas começou, que temos que cuidar da gente pra cuidar do outro, que muita luta ainda há pela frente. Uff!

E não é que conseguimos? Alguns demoraram 6 meses, outros dois anos, mas todos conseguimos. Conseguimos o quê? Arrumar emprego? Só que percebemos que o desafio não é apenas esse. A luta prossegue. E esses 5 anos foram apenas o começo, ainda estamos engatinhando na vida profissional. Que nos atiremos com garra ao novo das mudanças que virão pela frente. Como diz Paulinho Moska: "É tudo novo de novo... vamos nos jogar quando já caimos..." É o abismo sem fim das mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário