quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nada será como antes

Após uma gestação tranqüila, a conquista de um parto normal... e chega o bebê tão esperado! E nos damos conta que ele nos é familiar, mas também nos é estranho.

Familiar, porque já o sentíamos com alegria em nosso ventre, já estávamos à espera de um novo membro familiar. Estranho porque um novo tipo de relação será construída, agora aqui fora, de uma forma totalmente diferente, relação nova tanto para o bebê, para a mãe, para o pai, o conhecimento e a magia virão aos poucos, suavemente, como se uma dança precisasse ser aprendida, em que os passos iniciais serão os mais difíceis. "Será que vou dar conta? Será que tenho talento para isso?" - um encontro sem volta com nossa vulnerabilidade e força ao mesmo tempo.

Uma nova fase se inicia, uma mudança gigantesca, anunciando que nada será como antes. Será que ter um filho nos torna adultos de fato, por ter tamanha responsabilidade de educar um ser humano para a vida? Podemos refletir que ter um filho nos faz rever todas as nossas prioridades, as relações que construímos com outras pessoas (como as relações familiares), a relação conosco mesmo, enfim, a relação com a vida.