domingo, 9 de maio de 2010

Mudando de ares

Como é bom viajar! Mesmo que seja apenas um fim de semana.

Pegar a estrada, conhecer outros caminhos, visitar outros lugares, respirar novos ares, ver outras pessoas, bater papo, falar sobre nós, ouvir outras pessoas, ficar em silêncio ao lado do outro, ver outras formar de agir e de sentir...

E poder voltar. E respirar fundo e dizer: foi tão gostoso passear, e é tão bom voltar pra casa também.

Precisamos de um porto seguro, para voltar a ancorar nosso barco. E este barco (que somos nós) também precisa navegar por outros mares, ver outros barcos (outras pessoas), conhecer e aprender com outras formas de existir no mundo e de lidar com as mudanças existentes em toda vida humana, em toda família humana.

Nós mudamos, as pessoas mudam, descobrimos novidades, nos surpreendemos, amadurecemos, crescemos.

Aprendemos que todos passam suas dificuldades, todos têm suas formas de lidar com os obstáculos da vida, com as mudanças, com os desafios de estar vivo e está tecendo sua existência humana.

Algo fundamental é nossa necessidade de referências, de saber que não somos apenas nós que passamos por determinadas situações, mas que temos referências que também passam por isso - ora somos todos humanos! E sujeitos a mudanças, transformações, "mutações".

Cada um vai em busca de suas respostas, cada um se constrói e se reconstrói com o caminho que percorre ao caminhar. O importante é não deixar de caminhar, é seguir em frente, é buscar a vida e novas formas de lidar com as mudanças.

E novos encontros, em novas fases, nos permitem visualizar um pouco a magnitude da vida, a grandeza de poder compartilhar, de perceber que sempre podemos descobrir o novo nas pessoas mais próximas, perceber o quanto conhecemos pouco o outro, bem como conhecemos pouco a nós mesmos, e o quanto essa viagem da descoberta - indo ao encontro do outro, assim como ao encontro do seu própro mundo interno, pessoal - pode ter uma riqueza tão grande que não cabe em nenhuma palavra. Contudo, a marca da palavra pode nos ajudar a expressar o inexprimível da vida, dos encontros entre as pessoas, do relacionar-se.

Que venham as viagens - em direação ao outro e em direção a nós mesmos...

"A verdadeira viagem da descoberta consiste não em buscar novas paisagens, mas em ter olhos novos."
( Marcel Proust)

Nenhum comentário:

Postar um comentário