domingo, 24 de outubro de 2010

Gravidez e Trabalho


Tenho pensado nos fatores que podem ter influenciado no fato de minha gravidez estar sendo tão tranquila. Além de ter planejado, de ter o fundamental e carinhoso apoio diário de meu marido e parceiro de vida, creio que estar trabalhando bastante também tem me auxiliado nessa gestação.

Peraí! Trabalho e gravidez? Mas isso combina? Nossa sociedade muitas vezes propala que vida profissional fica de um lado e vida familiar/materna/pessoal de outro.

Eu tenho o privilégio de ter uma profissão - de psicóloga - que me acrescenta muito em minha vida pessoal, pois aprendo ao ser testemunha de tantas histórias, ao perceber forças e fragilidades que habitam um ser humano. ("Quem testemunha o faz por sua conta e risco, sem outra garantia senão a própria fala" - Romildo do Rêgo Barros.)

Vejo a dureza que é enfrentar diferentes etapas da vida: ida à faculdade, saída da casa dos pais; casamento; criação dos filhos; dificuldades na relação com o cônjuge e com familiares da família de origem; filhos crescendo e indo embora, estudar; problemas com relações no trabalho; filhos se casando, solidão que vem com a casa vazia de filhos, relação com o cônjuge nessa nova etapa; solidão com a viuvez; tristeza com as vulnerabilidades impostas pela velhice; sofrimento com perdas de pessoas queridas...

Enfim, uma infinidade de histórias de pessoas de diferentes faixas etárias que têm em comum o fato de ter que passar por mudanças e dar uma resposta a elas. Tanta beleza e tristeza em cada enredo de alguém que luta para existir nesse mundo tão repleto de desafios. A descoberta, não sem dor, de que não estamos tão no controle de nossas vidas, que há o imprevisível que pode vir a qualquer hora e mudar o rumo de nossas vidas, nos fazendo enfrentar situações inesperadas, ter que passar por mudanças. Mas a vida não é isso?

Creio que tudo isso tem me trazido uma tremenda bagagem de crescimento pessoal. Isso que sempre sonhei: entender o ser humano. Tanto que percebi a limitação da linha teória que escolhi - a Psicanálise, e tenho buscado a leitura de outras visões de mundo, por meio de filósofos antigos, filosofias orientais, até a linha fenomenológica-existencial que também tem muita base filosófica. Visões que me ajudem na compreensão do ser humano.

Ter tido contato com livros de sabedoria oriental (além de estar casada com um oriental), ter feito sessões de acupuntura e estar fazendo yoga (para gestantes) também me ensinam na busca de estar mais integrada a meu corpo, que como tantos outros corpos de pessoas que vivem por aqui, no Ocidente, são reflexo dessa nossa cultura ocidental que proriza a razão, o pensamento, e menospreza os sentidos como algo inferior, com isso nos alienando de uma parte importante do que somos também: nosso corpo. Corpo que apresenta sintomas que expressam sua subjetividade, como tanto tenho visto no meu trabalho num ambulatório de saúde.

E a gravidez nisso tudo? Para além de uma experiência de pensamento, é sobretudo uma experiência de corpo, de experimentação de novas sensações corporais que vão se manifestando. Uma vivência muito nova, muito particular, que se inscreve numa teia de relações que vão influenciar esse período tão especial na vida de toda mulher. E o ambiente de trabalho se insere nessa rede de relações.

Estar na ativa, trabalhando, me faz sentir agente no mundo, acompanhando as mudanças nas pessoas que atendo, e me proporciona muita satisfação e realização. Acho que desde já mostro a meu filho que tenho outros importantes investimentos em minha vida, que creio ser uma sinal de saúde, para mim e para ele (na psicologia estudamos o quanto uma mãe que faz do seu filho "o seu tudo" pode ser prejudicial, o que já vi muito na prática profissional também...)

É claro que após o nascimento, as coisas não continuarão iguais, será uma outra etapa de minha vida afetiva, familiar e porque não dizer profissional. Mas por enquanto, o trabalho tem me vivificado, ver os colegas de trabalho se preocupando comigo e me perguntado do bebê. Obviamente, às vezes me sinto cansada, com vontade de largar tudo, de não ter que acordar tão cedo, de não ter que chegar tão tarde em casa, de ter mais tempo para me dedicar às coisas que tenho que resolver para preparar o espaço para essa nova vida. Mas sempre conseguimos um tempo, de alguma forma, e ansiamos com todo o amor do mundo que essa nova vida chegue com saúde. E que a vida profissional também siga o seu rumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário