sexta-feira, 15 de julho de 2011

Famílias Mudando

Famílias são como pessoas (afinal, famílias são feitas de pessoas!). Nascem, crescem, se reproduzem. E ainda por cima, é possível que não desapareçam, mas continuem existindo em seus descendentes (assim como as pessoas não é mesmo?) ao se abrirem para a existência de novas famílias.

Pais, mães, filhos, avós, netos, tios, sobrinhos, primos... Uma só pessoa pode exercer várias funções numa só família extensa. E novos membros nascem... que alegria! E que mudança familiar! Aqueles que eram simplesmente filhos, se tornam pais. Os que eram pais, se tornam avós. Avós, bisavós. Novos afetos, novas sensações, novas mudanças. E toda a família terá que se reestruturar para lidar com tamanha novidade.



A grande mudança de ter um novo ser na família... de se deparar com a transitoriedade da vida, com a finitude de cada um de nós, assim como a possibilidade de se "eternizar" nos traços desse novo ser que chega cheio de energia e com um leque amplo de possibilidades do que poderá se tornar ao longo de seu crescimento e desenvolvimento...

Novos bebês nas famílias... Nova força que surge. Novos pais, que vão criando o seu modo de serem "mãe" e "pai", do seu jeito próprio, sem descartar o enriquecimento que tiveram com suas famílias de origem. Vontade de reunir a família de novo, de reforçar laços, de superar mágoas, de compartilhar novas funções (uma mesma família pode ter primos que se tornaram pais em épocas próximas, assim como irmãos que se tornaram avós).

Ontem, nós brincávamos juntos. Amanhã, nossos filhos estarão fazendo o mesmo. É a mudança da vida que não cessa de irromper.

Um comentário:

  1. Esse é o verdadeiro ciclo da vida e da natureza.

    Muito bonito o texto..

    Abraços!

    ResponderExcluir