terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Gravidez e Cabelos




Por que muitas mulheres cortam os cabelos quando ficam grávidas?


Podemos pensar que várias mulheres cortam e/ou fazem algum tratamento para seus cabelos quando estão em algum momento especial da vida - seja de alegria, de dificuldade, de expectativa, em que necessitam realizar algum ritual para marcar aquela determinada ocasião - seja para festejar ou buscar mudar de fase.

Mas sinto que na gravidez, esse corte de cabelo é algo além da busca de um ritual. A própria gestação é um "além" na vida uma mulher. O que quero dizer com "além"? Nada de sobrenatural, mas algo que vai além de nossas expectavias, além das sensações já experimentadas na vida, além de uma mudança rotineira. A gravidez pode nos propiciar uma mudança existencial que pode mexer com o eixo que nos sustenta e apontar novos caminhos e novos significados para nossa vida. É o novo brotando por todos os poros, afetando nosso ser em tudo que somos: corpo, alma, espírito, emoções...

E os cabelos para a mulher? Creio que eles possuem para nós um sentido especial em nossas vidas, para além de um questão de vaidade, sem excluir esse quesito. Cabelos - longos ou curtos - nas mulheres parecem estar muito ligados à feminilidade, à diferença sexual, à própria sexualidade, sensualidade.

E a gravidez com isso? Penso que a gravidez também está ligada à feminilidade, à sexualidade, sensualidade, à beleza. Afinal, ela só pode ocorrer após uma relação sexual.

Enfim, e a relação gravidez e corte de cabelo? Mulheres de cabelos longos, às vezes após ter passado boa parte da vida com as longas madeixas, com poucas variações no tamanho, podem sentir vontade de dar uma boa cortada nos cabelos durante a gravidez. Por quê? Desejo de se despojar da vaidade enquanto mulher para se preparar para a "abnegação" da maternidade?

Acho que não seria nada disso! Talvez cada mulher crie sua explicação, ou nem pare para pensar nessa situação. Apenas sinta vontade e corte os cabelos: o visual mudado já é um sinal da grande mudança que vai se processando suavemente.

O corte de cabelo num dia só já é uma mudança total que está sob nosso controle. Mas a mudança da maternidade, para a qual podemos buscar informações e equilíbrio emocional, nos traz a beleza do imprevisto que pode ser enriquecedor e ao qual iremos saber o que fazer somente vivendo. Quem sabe os cabelos curtos nos tragam menos trabalho já que teremos um grandioso trabalho de construir a identidade de mãe que seremos, além da nova mulher que nos tornaremos com todo esse processo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário