domingo, 11 de setembro de 2011

O Homem do Futuro - O que você mudaria no seu passado?


Hoje vi o filme brasileiro "O Homem do Futuro" e me surpeendi. É bom quando vamos ao cinema sem expectativa e de repente vemos refletida na telona questões da existência humana.

O filme conta a história de um homem que volta ao passado acreditando que mudando uma noite fatídica, poderia mudar sua existência triste e apática de hoje.

O que gostaríamos de mudar em nosso passado? O que poderíamos ter evitado? O que poderia ser evitado? Como saber?...

A busca de voltar ao passado povoa a mente do ser humano. Por que será? Será que é a busca de controlar algo que não tem controle - nosso destino, nosso futuro, nossa vida, o próprio tempo?



No filme, toca uma marcante música da Legião Urbana "Tempo Perdido". Lembro que só de ouvir a introdução da música já me arrepiava na adolescência, ao experimentar a sensação eufórica de "ter todo o tempo do mundo" - e que as coisas aconteceriam na minha vida no tempo certo ("temos nosso próprio tempo") - ao mesmo tempo a melancolia de "não ter mais o tempo que passou".E mudanças aconteceram desde a adolescência. Muitas. Dificuldades, conquistas, tropeços, superações, belezas, realizações, dores. Tudo a seu tempo.

Numa parte do filme, o "homem do futuro", após perceber que não adiantou evitar uma situação difícil pela qual passou, retorna e diz ao "homem que foi no passado": "Você vai ter que ser forte. Vai doer. Mas você vai aguentar. Não tem jeito: não há vida sem problemas." Depois li que o diretor do filme disse: "A premissa do filme é: o que eu diria para mim mesmo se eu me encontrasse 20 anos mais novo? Não há vida sem problemas. Desejar uma vida sem problemas é desejar estar morto."

Essa fala do "Não há vida sem problemas" me tocou muito. O que aconteceria se não tivessemos as dificuldades pelas quais já passamos? O filme mostra bem: outras viriam em seu lugar. Não há vida sem problemas, ou seja, não há vida sem dor, sem sofrimento, sem lágrimas. Já que isso é inevitável, o que podemos fazer é tentar aprender com nossas dores, crescer, amadurecer.

O desafio não é pensar no que gostaríamos de mudar no nosso passado. Mas refletir sobre o que podemos mudar no nosso presente, mudar as dificuldades que ainda temos, nossa mesquinhez, nossa ignorância, nossas pequenas maldades cotidianas, os danados ressentimentos que insistimos em guardar dentro de nós, nos envenenando aos poucos. O grande desafio é mudar a pessoa que somos agora, nos libertar de nós mesmos. E para isso, não basta apenas o tempo.

Tempo perdido
Legião Urbana

Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder...

Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E Selvagem! Selvagem!
Selvagem!...

Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos...

Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo...

Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens...

Tão Jovens! Tão Jovens!...

5 comentários:

  1. Suas palavras possuem um teor de profundidade misturada com arte. Há muita beleza em suas palavras... e neste filme também.

    ResponderExcluir
  2. Gostei Bastante de suas palavras sobre esse Filme e como você foi la no fundo buscar os pequenos detalhes...

    ResponderExcluir
  3. Meu filme preferido *-* amo, amo, amo facebook.com/rhanny.alves

    ResponderExcluir
  4. Cara você falou tudo, assisti esse filme hoje e me tocou de mais, acho que to até pensando diferente, acho que é isso que o filme quer transmitir, que as pessoas mude sue jeito de agir e pensar. Vlw

    ResponderExcluir
  5. Seu post foi perfeito. Heráclito agradece!

    ResponderExcluir