quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Processo Terapêutico e Mudanças

O que leva a uma pessoa a procurar ajuda de um psicólogo? Como chegam os pacientes ao atendimento psicológico e o que imaginam dele?

Com minha singela experiência de 3 anos como psicóloga formada, atuando em serviço público, tenho visto que muitos, ao chegarem ao limite do sofrimento, vão em busca de ajuda, em geral após tentar resolver por si mesmos suas dificuldades e não conseguirem. E muitas vezes também após o surgimento de sintomas corporais que apontam que algo não anda bem.

E esse adoecimento do corpo, ao levar à entrada no processo terapêutico, pode trazer todo um processo de reflexão da vida como um todo - o que tenho feito da minha vida? Quem tenho sido? O que tenho amado e com o que tenho sofrido? O que esperava da vida e o que tenho encontrado?

E o espaço que o atendimento psicológico propicia nasce como um lugar de "olhar para si", de poder "cuidar de si", de "falar de si" ao contar a versão de sua história de vida.

E aquele sintoma inicial que me era desconhecido, estranho, onde não me reconhecia... Não, eu não sou isso... O que é isso? Com o processo terapêutico e as mudanças decorrentes dele, vejo que eu sou isso...

Não tem jeito, nos tornamos isso... isso que nem sempre é forte, isso que nem sempre é frágil, isso que nem sempre nos está sobre o controle, isso que nos incomoda e que nos constitui... Isso que são as repetições que acabamos voltando a encontrar no decorrer da vida...

Mas e a mudança? Ao se reconhecer, ao estar consciente de suas identificações, ao ver o quanto ainda se traz de sentimento daquela criança de outra hora que agora emerge - criança que, na verdade, sempre esteve ali, só não estávamos lhe dando ouvidos. Criança que precisa de cuidado e que precisa saber que agora o tempo é outro, a vida é outra, a versão para a história de vida vai se construindo de forma nova e rica, propiciando crescimento emocional e uma abertura à possibilidade de criar o novo, ser criativo para reescrever a própria história e poder seguir em frente, com novas visões e forças renovadas para enfrentar as consequencias da escolhas feitas... e as mudanças que virão com a nova postura perante à vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário