terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Conhecimento científico X Sabedoria Popular

Hoje tive conversas com outras pessoas que me fizeram pensar nessa dicotomia: conhecimento científico e sabedoria popular.



Primeiramente, dois profissionais de saúde, ambos com a mesma defesa da cesariana, com argumentos rasos e sem experiência na área da obstetrícia, apenas realçando o que médicos dizem, não necessariamente obstetras. Acreditam que o parto normal contenha mais riscos, sem explicar bem o porquê, realçando sua crença na cesária como algo garantido de dar certo - afinal, é o planejado - o que nossa cultura tanto valoriza, o racional. Podemos pensar que eles defendam o conhecimento científico da medicina, a tecnologia do saber médico que ocupa o lugar do xamã de outros tempos.

De outro lado, uma pessoa simples que já passou por 4 partos normais e que acredita que fez a opção certa. Ela fala da experiência vivida, da vivência, sem idealizar, sem omitir. Dois partos mais simples, dois mais complicados. Mas todos normais. O nome já diz. Tradição, instinto, vivência, experiência, natureza, desse outro lado. Outro dia, outra pessoa simples também compartilhou sua experiência de 2 partos normais e de sua crença de que fez a melhor escolha. Poucos argumentos, relatos de experiências pessoais que acrescentam muito e que apontam a importância da sabedoria popular, da confiança no próprio corpo, na busca da vivência por quais tantas mulheres já passaram ao longo da história.

Ciência, teoria, racional, planejamento, de um lado. Vivência, experimentação, inesperado, natureza, instinto, emoção, de outro. Que cada um faça sua escolha, não sem antes refletir.

Um comentário:

  1. Oi querida! Estou doida para vê-la! No fim de semana do dia 22 estou rumando para sua casa, tá?

    Beijão

    ResponderExcluir